Escolas para filhote de cachorros e adestradores profissionais são ótimas maneiras de ensinar o seu Pug, não só a disciplina, mas também os treinamentos básicos. E não é apenas o Pug que precisa de treinamento. Você e seus familiares, incluindo as crianças, são parte essencial do treinamento. Quando toda a família participa, você conseguirá liderá-lo de forma mais sutil e eficaz, tornando-o um membro bem integrado e educado da família.
Quando você inscreve o seu filhote na escola, ajuda a desenvolver bons hábitos desde o início. Não é necessário aguardar que o filhote complete os seis meses para iniciar os treinamentos. É como aguardar que uma criança chegue à adolescência para então iniciar sua alfabetização.
Se o seu Pug tem problemas de comportamento, os treinadores têm a experiência e o conhecimento necessário e podem lidar com praticamente qualquer coisa. Mas certifique-se de escolher um treinador experiente e paciente. O tempo, esforço e custo para você treinar o seu Pug valem muito a pena. Como os Pugs são extremamente inteligentes, você terá excelentes resultados em pouco tempo.
Mesmo quando as aulas acabam, você ainda precisa praticar as lições de obediência com o seu Pug. Ao incorporá-las em sua rotina diária, seu não pug esquece das lições.
Os Pugs são muito atenciosos e costumam aprender rápido. Caso não seja possível adestrá-lo com profissionais, seja paciente e bastante repetitivo ao ensinar truques básicos como "fica" e "senta", sempre recompensando seu bom comportamento com pequenos petiscos (pode ser pedacinhos de frutas, a própria ração, legumes...). Em pouco tempo, você terá um cão tranquilo e obediente à sua voz ativa. O importante aqui é ser firme e direto.