Cuidados com seu Pug



Acabou de adquirir um Pug e não sabe como lidar ou o que fazer para mantê-lo sempre saudável e bonito?

Aqui, reunimos as melhores dicas para você cuidar bem do seu companheiro. Por ser uma raça com muitas dobras, olhos saltados, sensível e de pelo curto, precisamos de alguns cuidados semanais para garantir o bem estar do seu Pug.


Pugs exigem uma quantidade razoável de cuidados consistentes e permanentes. À primeira vista, pode parecer um trabalhão, mas realmente não é. As coisas que você precisa fazer alguns minutos por semana e ainda farão com que você fique cada vez mais próximo do seu amigo.

Veja as dicas que separamos para manter seu pequeno bonito :) Caso tenha alguma dúvida ou queira complementar as nossas dicas, deixe seus comentários no fim deste post ou se comunique com a gente através de nossa fanpage no Facebook e Google+.


1. Dobrinhas Faciais:

As adoráveis rugas na face do Pug são chamadas de dobras, e entre essas dobras são acumuladas uma infinidade de coisas. Isso acontece porque os Pugs adoram passar horas com a cara amassada em um tapete, o chão e claro, sua tigela de comida. Tudo isso com uma mistura de lágrimas secas e secreções. Seu trabalho é limpar as dobras para se certificar de que elas não desenvolvam qualquer infecção ou fungos. Uma vez que essa mistura possui um odor desagradável, além de evitar problemas mais sérios, você também vai manter o seu filhote com cheiro agradável. 

A limpeza dessas dobrinhas é muito simples, desde que o Pug coopere. Esse processo deve ser iniciado imediatamente, fazendo com que seu Pug colabore e não fique irritado com o processo que vai ser realizado por toda a vida. Tudo o que você precisa é de um pouco de água morna, sabonete neutro (aqueles de bebês) ou produtos específicos (existem vários no mercado), uma gase e um pouco de vaselina. Umedeça a gase com um pouco de água morna e sabonete neutro e passe delicadamente entre as dobras acima do nariz e abaixo dos olhos. Repita o processo até que não exista mais sujeira. Em seguida, passe novamente a gase nas áreas limpas, mas desta vez bem seca, para não deixar nem um pouco de humidade. Finalize o processo hidratando o nariz do seu Pug com uma fina camada de vaselina.

O processo deve ser realizado pelo menos 2 vezes por semana para garantir uma região saudável.


2. Cuidados com as Unhas:

As unhas dos Pugs costumam crescer muito rápido, o que nos leva à necessidade de apará-las 2 vezes por mês. Aqui começa um processo bastante simples mas muito delicado ao mesmo tempo. Se não for realizado com os devidos cuidados, as unhas do seu Pug poderão sangrar, o que será bastante desconfortável para ele.

Nós temos 2 opções neste processo: cortar em casa ou levar a um petshop para realizarem o trabalho. Se você for realizar o processo em casa, siga estas dicas para garantir o bem estar do seu amigo.

Tenha em mãos um cortador específico para unhas, dê preferência aos especiais para unhas de pets. Por ser mais resistentes, vão facilitar o seu trabalho. Como as unhas dos Pugs são pretas, nos vemos num grande desafio. O quanto cortar? Primeiramente, um dos melhores momentos para fazer isso é quando o seu Pug está num sono profundo (o que não é muito difícil) de preferência em seu colo. Eles podem e vão acordar ma não terão disposição suficiente para lutar contra o processo. Uma dica é cortar apenas a parte curva, seguindo a linha reta da base dos dedos. Com isso, você se afasta das veias, evita o sangramento e garante o conforto do seu Pug ao caminhar. Para finalizar o processo, aconselhamos a utilização de uma lixa de unhas para alinhas as extremidades.


3. Limpeza dos Dentes:

Cuidas dos dentes de um cão é um dos aspectos mais negligenciados pelos donos. Em sua dentição de leite não há necessidade de cuidados adicionais, mas após a dentição definitiva estar completa, é necessário tomar alguns cuidados especiais. Para realizar o processo é bem simples. 

Primeiramente, vá a uma loja especializada (petshops) e compre uma escova especial para pets e um creme dental não abrasivo, mas é importante que tenha um sabor agradável para estimular o seu Pug e garantir que o processo seja finalizado. Com muito pouco produto, umedeça levemente a escova para não fazer muito espuma e evitar que seu Pug engula o produto e tenha mal estar posterior. Massageie os dentes com movimentos circulares e suaves. Faça isso em todos os dentes. 

O processo deve ser repetido 1 vez por semana. A manutenção pode ser feita com biscoitos especiais para limpeza de tártaro, mas não em excesso pois são extremamente calóricos e os pugs tem tendência à obesidade. Em caso de dúvidas, consulte um especialista.



4. Cuidados com o Pêlo: 

O processo mais simples e que vai garantir momentos muito agradáveis com seu Pug. Você deve escovar seu Pug pelo menos duas vezes por semana para manter os pelos bonitos e conservados. Muitas pessoas escovam os Pugs todos os dias, pois ajuda a reduzir a queda de pêlos e os mantém brilhantes e macios. Ainda assim, os pelos dos Pus caem bastante, principalmente nas trocas de estação (no verão os pêlos ficam mais finos e no inverno, mais grossos).

Tudo que você precisa aqui é uma escova com cerdas de aço inoxidável de um lado e fios mais fechados do outro lado. As cerdas de metal, alem de massagear a pele do seu Pug, ajuda a soltar os pêlos mortos. A parte mais fechada recolhe os pêlos soltos e ajuda a não fazer muita sujeira. A maioria dos Pugs gostam de ser escovados então isso realmente não apresenta nenhum tipo de dificuldade. De qualquer forma, tudo o que você realmente precisa fazer é a escova na direção de crescimento dos pêlos sem pressionar demais a escova.

Uma ração de boa qualidade (preferencialmente as rações super premium) pode auxiliar na diminuição da queda de pêlos. Existem diversas rações indicadas especialmente para Pugs. Consulte seu veterinário para a indicação da melhor ração para o seu pet :)



5. Limpeza dos Ouvidos:

Uma limpeza bastante simples, mas que pode prevenir uma série de problemas como as otites. Para limpar os ouvidos dos Pugs é necessário apenas hastes flexíveis ou gase. Existe no mercado uma infinidade de produtos voltados para a limpeza dos ouvidos dos cachorros, escolha o seu e umedeça a gase ou a haste com o produto, que pode ser substituído por soro fisiológico, e faça a limpeza interna, prestando bastante atenção à todos os canais para deixar tudo bem limpo. Por ser em formato de "L", não é necessário se preocupar em machucar a parte interna auditiva, mas limpar de forma muito profunda pode irritar e causar desconforto ao seu Pug.

O ideal é realizar o procedimento de 2 a 3 vezes por semana, pois os Pugs possuem pré disposição à otites.




Agora, isso não é muito trabalho, em troca de ter um Pug maravilhoso e feliz, né?