Os Pugs e as Altas Temperaturas

Com as altas temperaturas encontradas por todo o país, existem algumas dicas para garantir o bem estar do seu companheiro. O Pugs são sensíveis ao calor e à umidade e por isso é importante estar ciente das condições externas e quanto tempo seu Pug está exposto ao calor. Temperaturas acima de 25/30 graus podem ser perigosas para a saúde dos Pugs e podem iniciar um processo de insolação, em alguns casos fatal.

Além da insolação, também é possível que o excesso de exposição a altas temperaturas causem danos a longo prazo para os seus órgãos, incluindo o coração, rim e fígado. Os proprietários de Pugs costumam se reunir e passear ao ar livre e os Pugs realmente adoram isso. Mantenha-o sempre hidratado e sempre que possível, abrigado do sol e bem ventilado.

Uma boa regra a seguir é manter a atenção nas temperaturas externas durante os dias de muito calor. Seu Pug pode e deve passear e se divertir, mas em temperaturas acima de 25 graus, não mais do que 15 minutos de exposição ao sol. Nessas temperaturas, apesar do Pug aparentar estar confortavelmente bem, pode rapidamente se aquecer em excesso e trazer sérios danos à sua saúde. Em caso de passeios, é indispensável mantê-lo sempre abrigado do sol e não forçar seus limites. 

Se o seu Pug demonstrar superaquecimento, geralmente indicado por uma pesada e ofegante respiração por mais de 5 minutos, você deve hidratá-lo imediatamente com água fria e em casos extremos, resfriá-lo em um ambiente refrigerado ou com toalhas molhadas. Sua temperatura rapidamente volta ao normal e sua respiração fica mais leva e pausada. O melhor tratamento para o superaquecimento ao clima quente é a prevenção. Esteja ciente da temperatura. Seja vigilante e responsável para manter o seu Pug numa temperatura agradável, fresca e mantenha sempre água à disposição.

Lembre-se: O seu Pug só depende de você, ele não pode se proteger sozinho. Seja responsável ;)


Artigo baseado na matéria "Pugs And Hot Weather", do Animal Planet.