Tudo Sobre a Raça Pug



Uma das primeiras coisas que nos perguntamos com relação aos Pugs: Como é o seu temperamento?

Vamos dividir todas as informações em partes para que fique bem esclarecedor, sem ser chato. Aqui, você vai se informar sobre todas as características desses pequenos grandes companheiros.

Se tiver qualquer dúvida ou quiser complementar algo, deixe seu comentário abaixo ou acompanhe-nos em nossa fanpage: Facebook.com/CrazyPugs ;)

Pesquisamos e nos inspiramos em diversas fontes, em diversos idiomas para trazer um guia completo pra você.

 O resultado, você acompanha agora:



A Origem da Raça

Originário da China, o Pug é considerado um cão de companhia. A nação oriental registrou os primeiros exemplares desta raça por volta do ano 1700, mas apenas quando levada à Europa, o Pug passou a atingir os padrões mais próximos do que temos hoje. Sua popularização se deu quando esses sorridentes baixinhos caíram nas graças da realeza, sendo a raça preferida de Josefina, esposa de Napoleão Bonaparte. Desde então, alguns nomes surgiram para definir esta espécie: carlino, carlin, mop e pug (mais comumente conhecido na América do Norte e Sul). Os Pugs são denominados cães de companhia, na categoria Toys.


Focinho

Os Pugs são mundialmente conhecidos pelo seu focinho preto achatado, ao qual técnicamente são denominadas as raças braquicefálicas. Por terem um sistema respiratório superior comprimido, os Pugs não precisam de muitos exercícios pois se cansam com facilidade. 


Orelhas

As orelhas do Pug são pretas, finas, pequenas, macias como veludo e apresentadas em dois formatos básicos: Botão e Rosa.

1. Orelha em formato de Botão: caída para frente, a extremidade junto ao crânio, de maneira a cobrir o orifício da orelha.

2. Orelha em formato de Rosa:  pequena, caída, que se dobra para trás e descobre o pavilhão auditivo externo.

Os dois formatos são aceitos, mas a orelha em formato de botão é a mais desejada pelos criadores e expositores da raça, pois deixa o Pug mais harmonioso e esteticamente mais bonito, equilibrando o formato da cabeça e harmonizando com o seu rosto.

Veja as diferenças nos dois tipos (Botão e Rosa):



Características Físicas

O Pug é facilmente identificado pelo seu tamanho compacto. Na fase adulta, seu peso deve estar entre 6 e 8kg. Segundo o guia das raças da Confederação Brasileira de Cinofilia, sua aparência deve ser quadrada e massuda, exibida em forma compacta, com boas proporções e musculatura rija. Não confundir musculatura com sobrepreso.
A cabeça dos Pugs é redonda, relativamente larga e proporcional ao corpo. Seu crânio não apresenta sulcos e suas rugas devem ser evidentes e claramente definidas. Seus olhos são escuros e grandes, apresentam expressão doce e afetuosa e são muito brilhantes. Quando vistos de frente, não deve exibir as partes brancas. Nunca devem ser salientes ou exagerados.
Seu rabo é em formato espiralado, inserida alta e firmemente enrolada sobre o quadril. O desejado pelos criadores por estar mais em conformidade com o perfil técnico definido pela raça é formado por duas voltas. Sua pelagem, por fim, deve ser fina, lisa, curta, macia e brilhante, não deve ser áspera ou tão pouco lanosa.


Cores

Os Pugs são apresentados em 4 cores oficiais e permitidas pela Confederação Brasileira de Cinofilia: 



Qualquer variação nessas cores não é permitida, pois tira o Pug do contexto e do padrão internacional. A cor mais comum é a Abricot, que apresenta poucas variações na tonalidade do caramelo, mantendo as costas mais escuras que o restante do corpo.


Temperamento

Os Pugs são marcados pela sua inteligência e senso de atenção. De extrema disposição e muito feliz, é uma raça bem humorada e que vai te fazer rir o tempo todo. Famosos pelo movimento de cabeça (conhecido como tilt), estão sempre atentos a tudo o que acontece ao seu redor. Extremamente carinhosos, podem ser impossíveis quando filhotes, porém, seu temperamento vai melhorando conforme o passar dos meses.

Os Pugs detestam ficar sozinhos e em situações extremas, podem descarregar suas frustrações emocionais em móveis e objetos. Bastante fiel ao dono, torna-se facilmente um companheiro inseparável. É uma raça extremamente sociável e demonstra afeto por todos que o cercam, mas sempre escolhe um dono para ser seu guia e exemplo. Na verdade, acompanha-o para todo o lado, mesmo sem ser convidado. Seja para ir ao banheiro, ou simplesmente se deslocar de um ambiente a outro da casa, lá está o Pug como uma espécie de sombra fiel. 

O Pug demonstra-se extremamente sociável e rapidamente se enquadra e adapta-se a ambientes e pessoas estranhas. É considerado uma das raças mais dóceis. Outra característica diferenciadora é o seu latido: quase inexistente, aparece de forma abafada e quase sem volume, apenas em situações de alerta. No entanto, quando quer comunicar-se com alguém, o som torna-se mais agudo e longo. 

Por possuírem uma pele mais espessa, sofrem com altas temperaturas. É indispensável manter sempre água fresca à disposição do seu Pug e locais bem ventilados, para que não apresente super aquecimento e tornem-se ofegantes em demasia.

De acordo com o livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren, o Pug encontra-se na 53ª posição entre as raças pesquisadas no quesito Inteligência a Adestramento e Obediência a Comandos.


Resumo da Raça

Nível de Energia: Médio
Necessidade de Exercícios: Baixa
Nível de Brincadeiras: Muito Alto
Afetuosidade: Extremamente Carinhoso
Com outros Cachorros: Muito Sociável
Com outros Animais: Sociável
Com Estranhos: Tímido
Facilidade de Treinamento: Moderado
Nível de Atenção: Muito Alto
Nível de Proteção/Guarda: Baixo
Cuidados com Higiene: Médio
Tolerância ao Frio: Médio
Tolerância ao Calor: Baixo



Por essas e milhares de outras razões, nós amamos os Pugs :)